terça-feira, 12 de junho de 2007

FUNDAMENTALISMOS 1

Há vários fundamentalismos que enfermam a sociedade global em que vivemos e os quais trazem problemas muito graves às sociedades que afectam.
Um desses Fundamentalismos é o económico. O neo-liberalismo económico faz vitimas diariamente - deslocalizações, baixos salários, baixa protecção social, reformas baixas, sistemas de saúde público descapitalizado, fim dos Estados fortes, fim das empresas estatais, fim da função pública tal como a conheciamos.
Os arautos do neo-liberalismo económico são jovens licenciados em gestão, economia e direito, que repetem insistentemente a "cassete" que aprenderam nas faculdades e lêem no Times.
A "cassete neo-liberal" chateia por ser oca de conteúdo e pela violência económica subjacente. Eu, pessoalmente, até já mudo de canal assim que na Sic Notícias aparecem os totós com fatos da Maconde e uma gravata do pai, a fazerem a análise do dia nas bolsas e do clima económico. Estou farto de ouvir "tem que se baixar os salários, reduzir as despesas na saúde, na educação e protecção social, para melhorar o clima económico..." - simplesmente pessonhentos esses tipos!

2 comentários:

Anónimo disse...

esses "jovens turcos" do neoliberalismo (conheço bem uns quantos...) não têm experiência de vida e sobretudo não sabem o que é ser despedido - hoje - aos quarenta anos...

Mas dá-lhes uns 10 anos, para saberem o que "é bom" e logo veremos...

Eurico disse...

clavis: Saem fresquinhos das faculdades, com ânsia de agradar aos "grandes" para terem emprego. De facto, é só dar-lhes mais 10 anos para eles verem o que é ser "velho" aos 40! Lá se vai a neo-liberalidade toda abaixo!